Conselho Parque Serra da Baitaca


Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Baitaca

 

O Parque Estadual da Serra da Baitaca (PESB) está localizado na Região Metropolitana de Curitiba, protegendo um total  de 3.053,26  ha, sendo  83%  deste  pertencente ao território do município de Quatro Barras e 17% ao de Piraquara.

Criado em 2002, pelo Decreto Estadual nº 5.765 de 05 de junho, possui como objetivos conservar uma amostra  do  bioma  Floresta Ombrófila  Densa,  incluídas  as formações Floresta Ombrófila  Densa  Montana,  Floresta Ombrófila  Densa  Altomontana, a fauna, o solo  e as águas  interiores,  e;  promover  atividades  que  não provoquem  nenhuma alteração no ecossistema, dando sustentabilidade à preservação. Para o acesso ao PESB, considera-se como ponto de referência o trailer do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) localizado no distrito de Borda do Campo, município de Quatro Barras. Neste os visitantes devem preencher um cadastro de  visitação antes de começar os passeios, que podem se dirigir ao Morro do Anhangava, tradicional e histórico campo escola de escalada no Paraná, bem como ao Caminho do Itupava, antigo caminho colonial de ligação entre o litoral e o planalto paranaense.

De acordo com levantamentos realizados no contexto  do  Projeto  SOS  Baitaca, desenvolvidos  pela Associação Cayguava de Pesquisas, Federação Paranaense  de Montanhismo e Rede Pró-Unidades de Conservação, em 2007, a criação do PESB se configura como uma estratégia de preservação de inúmeras nascentes que abastecem represas utilizadas principalmente para o abastecimento público de água da Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, devido à sua localização geográfica e topografia, abriga remanescentes  de Floresta Ombrófila Mista, Estepes e Floresta Ombrófila Densa,  isto  é, de influência atlântica, sendo que essas duas composições estão em processo de desaparecimento em âmbito estadual e nacional, o que ressalta ainda mais sua relevância no que diz respeito a preservação ambiental.

A origem do seu nome vem da palavra tupi-guarani “mbaetaca”, que designa uma espécie de papagaio (Pionus maximilani), comum na região. A origem desta serra geologicamente está associada à separação entre os continentes africano e sul americano, sendo pertencente à uma das formações precursoras das elevações montanhosas e no maior conjunto montanhoso que compõem a Serra do Mar. Constituída pelo Granito Anhangava é cortada por diques de diabásio e microgranito, visíveis nas falhas naturais que formam vales por onde correm os rios.

Fonte: Plano de Manejo do PESB

Links úteis

http://www.iap.pr.gov.br/pagina-1512.html (IAP – Plano de Manejo PE Serra da Baitaca)

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_da_Serra_da_Baitaca (Página do PESB no Wikiparques)

http://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=2198 (Portaria de Formação do Conselho Consultivo do PESB)