Conselho Parque do Monge


Conselho Consultivo do Parque do Monge

 

O Parque Estadual do Monge localiza-se na cidade da Lapa, cerca de 70 Km de Curitiba. Este parque abriga um dos mais espetaculares paredões rochosos da região dos Campos Gerais, mas infelizmente a prática de escalada encontra-se proibida no local. 

Consciente da tradição e do enorme potencial que a cidade da Lapa tem para o desenvolvimento da escalada e dos prejuízos que a comunidade local sofre desde sua proibição, a Federação Paranaense de Montanhismo, através de seu departamento de Escalada, reuniu em um documento diversos argumentos técnicos para que a escalada volte a ser permitida no Parque Estadual do Monge.

A escalada não é uma atividade que causa grandes impactos e tampouco é uma atividade perigosa como é comumente noticiada, desde que observadas as boas práticas e os procedimentos de segurança.

Mais do que apontar os erros na proibição da escalada na Lapa, o documento propõe ações para que a escalada seja desenvolvida de maneira sadia e com o menor impacto ao meio ambiente. Para isso, recomendamos pesquisas qualitativas para identificar possíveis problemas com quedas de blocos de arenito, que é o tipo de rocha existente na escarpa do Parque do Monge.

Apesar de o arenito ser uma rocha mais frágil que as rochas cristalinas, o arenito Lapa é de grande resistência, pois ele tem alto teor de sílica. Além disso, a escalada em arenito é amplamente desenvolvida no Paraná, já sendo contemplada e ativamente praticada em outras Unidades de Conservação, como na Escarpa Devoniana, em São Luís do Purunã.

O documento foi elaborado pela Direção Técnica da FEPAM, Gestão 2008-2010, e foi entregue e protocolado no IAP – Instituto Ambiental do Paraná que, todavia, até o presente momento não sinalizou pela reabertura da escalada no Parque.

Continuamos cobrando um posicionamento sério e oficial do órgão gestor sobre essa antiga demanda do Montanhismo e temos avançado lentamente, inclusive hoje com apoio da Prefeitura da Lapa. 

Confira o documento na íntegra clicando aqui, e também o Ofício protocolado no IAP para a reativação da escalada esportiva no Parque estadual do Monge.

 

Portaria IAP Nº 171, de 31/08/2015:

http://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=2979

Links úteis:

http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Planos_de_Manejo/Parque_Estadual_Monge/8_cap_iii_infgerais.pdf (Página do IAP – Informações Gerais do Parque)

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_do_Monge (Página do Parque no Wikiparques)