Brigada Voluntária FEPAM

 

A tradicional Brigada FEPAM existe desde o ano 2008, é um corpo de montanhistas voluntários especializados, inseridos dentro da FEPAM, com o objetivo de auxiliar as instituições governamentais como o IAT- Instituto Água e Terra do Governo do Paraná, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil Estadual em ocorrências dentro das Unidades de Conservação. Podem participar toda e qualquer pessoa filiada a FEPAM – Federação Paranaense de Montanhismo , através dos clubes federados ou ainda filiado de forma independente, que aceite e respeite as diretrizes e normas vigentes.

A Brigada FEPAM está dividida nos 3 principais eixos de atuação:

– Brigadista de Combate a Incêndios Florestais;

– Apoio em Operações de Busca;

– Apoio em Operações Logísticas.

LIGUE 193

A regra número um é nunca tentar combater um incêndio sozinho. Ao ver um foco de incêndio, a primeira atitude é ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193. Para facilitar o registro da ocorrência é bom informar além do local, os pontos de referência, indicar aos bombeiros como chegar até o foco e qual o tempo estimado de caminhada até o ponto indicado.

 

Riscos de incêndios

No inverno o risco de incêndio é maior porque as intensas geadas ressecam a vegetação e qualquer bituca de cigarro é suficiente para o início de um foco. É nessa época que a prática criminosa das queimadas também aumenta junto com o fluxo de visitantes nas unidades de conservação. Muitos deles ainda insistem em deixar lixo para trás e pior ainda, fazer fogueira, mesmo sabendo que causar incêndio seja crime previsto em lei.

Infelizmente ainda é comum a prática criminosa de soltar balões. Esses artefatos podem se movimentar de forma veloz e atingir as regiões de montanha, tornando-se causas de incêndios.

Consequências de um incêndio

O fogo tem a capacidade de matar animais e a vegetação. Ele também seca as nascentes de rios a partir do desmatamento e enfraquece a matéria orgânica do solo. Durante um incêndio, a fumaça à beira de estradas e rodovias ainda é fator de risco para o trânsito de veículos e para a qualidade do ar. Um incêndio é capaz de impactar o bioma de diversas formas. Se o foco ocorrer em uma planície e durante um clima de baixa umidade, o incêndio pode persistir por até meses. Se o foco iniciar em áreas com grande quantidade de matéria orgânica acumulada, o risco de um incêndio subterrâneo aumenta. Nesse tipo de incêndio, o fogo atinge não apenas a vegetação exposta, mas também a que está debaixo da terra. O fogo destrói bactérias, as raízes das plantas, o solo como um todo, e por isso, é comum o registro de movimentação de pedras e árvores durante esses tipos de incêndio. Com a destruição, o solo deixa de proporcionar condições para que a floresta se recupere.

Se você deseja participar em alguma das áreas da brigada, por favor, faça seu cadastro no link abaixo e entraremos em contato

Pré-cadastro de demonstração de interesse: ACESSE AQUI