Conselho Guaricana


Conselho Consultivo do Parque Nacional Guaricana

 

O Parque Nacional da Guaricana é uma Unidade de Conservação criada pelo Decreto Federal S/Nº, de 13 de outubro de 2014, com objetivo geral de garantir a preservação de remanescentes de floresta ombrófila densa e floresta ombrófila mista, incluídos flora, fauna, recursos hídricos e geológicos, geomorfologia e paisagens naturais associadas.

Sua origem remonta ao repasse de áreas de fazendas pertencentes ao Banco Bamerindus à União para quitar dívidas financeiras daquela instituição com o Governo Federal. Com o repasse, as terras foram transferidas à gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), visto se tratarem de propriedades constituídas por florestas naturais, em regiões predominantemente montanhosas, localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APA’s).

O PARNA Guaricana é o sexto parque nacional no território paranaense e a décima quinta unidade federal de conservação no estado, sobrepondo-se à área da APA de Guaraqueçaba. Parques são áreas de proteção integral, em que somente turismo, educação ambiental e pesquisa são permitidos. São unidades de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Sua proximidade com o PARNA Saint-Hilaire/Lange forma um importante mosaico (áreas que facilitam a troca genética entre as espécies e maior incidência de grandes mamíferos, que precisam de vastas extensões de terra para sobreviver) envolvendo parcelas importantes de Mata Atlântica ainda preservada.

Entre os atrativos do parque estão dezenas de cachoeiras, montanhas para escaladas e os remanescentes do antigo Caminho do Arraial, antiga ligação entre a capital paranaense e litoral durante o Período Colonial.

A Serra do Mar do Paraná, com seu complexo tectonismo de falhas e zonas de maiores elevações das rochas cristalinas, forma uma serra marginal que sobrepuja os planos de nível do planalto do interior, ou planalto de Curitiba. Ela não representa no Paraná apenas o degrau entre o planalto do interior e o litoral, mas constitui uma serra marginal bem marcada que se eleva de 500 a 1.000 m sobre o nível geral do primeiro planalto. Ela é repartida, por conjuntos de blocos altos e baixos, em maciços diversos, os quais receberam denominações regionais especiais. Na área abrangida pelo PARNA Guaricana destacam-se grandes blocos de serras, especialmente a Serra Preta, a Serra do Engenho, a Serra da Igreja e a Serra das Canavieiras, as duas últimas apresentando os pontos culminantes da área, respectivamente com 1.299 e 1.381 m.s.n.m. enquanto no extremo Sudeste da área do Parque, no rio Cubatão, se encontram os locais de menor cota da área, com cerca de 30 m.s.nm.

A FEPAM participa ativamente do Conselho Consultivo, apoiando as atividades de gestão do PARNA Guaricana desde sua criação. 

Links úteis:

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_Guaricana (Página do Parque no Wikiparques)