Sócios Fundadores

História da Fundação da FEPAM

A FEPAM originou-se do Movimento Pró-Parque da Serra da Baitaca, criado em 1º de Maio de 1999. Seu objetivo inicial, era unir as várias entidades não governamentais interessadas na preservação deste importante ecossistema e com estas participações, colaborou-se para a criação do Parque Estadual da Serra da Baitaca, sobre o decreto nº 5765/02.
Com passar dos tempos foram surgindo idéias e sugestões afim de melhorar ainda mais as reuniões e debates, e percebeu-se da necessidade de criar um órgão pelo qual viria a ter maior representatividade, congregando os interesses em comuns como o montanhismo, escalada e meio-ambiente em geral.

Aproveitando o elevado nível dos debates, em 30 de julho de 2002 organizou-se a 1ª Semana da Montanha do Paraná, realizada no Auditório da Secretaria Estadual da Cultura e sobre várias programações o evento não pode deixar de ser um sucesso.
Dentre os convidados, estavam o Clube Paranaese de Montanhsimo – CPM, Associação Montanhistas de Cristo – AMC, Corpo de Socorro em Montanha – COSMO, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem – SPVS, AMA Baitaca e as empresas: Academia Campo Base, Jaguati, Marumby Montanhismo, Estilo Aventura e Garra Patas.

No 3º dia do evento, reservou-se espaço para que os participantes pudessem expor suas idéias e quais seriam as necessidades de uma Federação de Montanhismo.

Como Entidade de Administração Estadual do Desporto de Montanhismo, integrante do Sistema Estadual de Desporto, com sede e foro em Curitiba – PR, em 25 de setembro de 2002, é fundada a FEPAM.  Tendo como seus fundadores o Clube Paranaense de Montanhismo – CPM, Associação de Escalada Esportiva do Paraná – AEEP, Associação Montanhistas de Cristo – AMC e a extinta Associação de Guias Marumbi (Aguias Marumbi).

A Diretoria foi estruturada com a seguinte hierarquia:

Presidente
Julio Cesar Abduch Santos

Vice-Presidente
Ronaldo Franzen Junior (Nativo)

Diretora ambiental
Débora da Mata

Conselho Fiscal
Anderson Fagundes de Gouveia
Ronaldo Montalto
Klaus Jurgen Krüger
Celso Luís Maceno Filho

Tendo como lema da 1ª Diretoria “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (Cap. VI, Art. 225 – Constituição Federal – 1988).

A FEPAM continua e continuará prosseguindo com o objetivo de seus fundadores.

 Agradecimentos pelo material cedido: Ronaldo Franzen Junior (Nativo)