Guia de Montanha Voluntário


PADRÕES DE COMPETÊNCIAS DO GUIA DE MONTANHA VOLUNTÁRIO CBME

 

Diante do crescimento das atividades de montanhismo e escalada ocorrida nos últimos anos (que também vem incentivando a fundação de novos clubes e Federações Estaduais e sua conseqüente filiação à CBME), a Confederação Brasileira de Montanhismo resolveu criar padrões que norteiem a formação e qualificação dos Guias de Montanha Voluntários.

Entende-se por Guia de Montanha Voluntário todo e qualquer indivíduo que por sua formação e experiência assuma o trabalho de conduzir indivíduos ou grupos de indivíduos nas práticas de montanhismo e escalada em rocha vinculadas de alguma forma às Federações filiadas à CBME, atividades estas sem fins lucrativos ou de cunho comercial.

Considerando a existência de um padrão para Guia de Montanha Voluntário já estabelecido pela UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo, órgão máximo dos esportes de montanha a nível mundial – e baseado em princípios e padrões ampla e mundialmente aceitos de ética, segurança e mínimo impacto ao meio ambiente, e considerando que a CBME é membro da UIAA, para definição do padrão em território nacional foi utilizado como base o padrão da UIAA. A partir desse padrão, as Federações membro da CBME desenvolveram este documento que deverá ser utilizado como base em seus próprios treinamentos e formação de Guias de Montanha Voluntários e Montanhistas.

Este padrão de competências é de adoção voluntária por parte das Federações, Clubes e Associações filiadas à CBME.

Os Padrões de Competência Mínima para Guias de Montanha Voluntários da CBME foram criados com  o objetivo de estabelecer uma referência nacional nesse tópico. Ao difundir o uso destes padrões esperamos contribuir para o aprimoramento da formação dos Guias e Montanhistas voluntários, levando a melhorias no conhecimento técnico, à prevenção de acidentes em montanha e elevando o nível de segurança na prática do Montanhismo em nosso país.

A CBME entende que o acesso às montanhas deve continuar livre para todos e, portanto, a adoção destes padrões não deve implicar em qualquer restrição à livre prática das atividades de montanhismo e escalada em rocha no território nacional.

 

Veja o Guia Completo no link Abaixo