Voluntariado

Orientações para quem quer participar da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios em Montanha.

Antes de tudo é importante saber que o melhor combate a incêndio é evitar que ele ocorra.

“Não há mérito em combater um incêndio que poderia ter sido evitado!”

Por isto trabalharemos muito mais na prevenção do que combatendo o fogo. Até mesmo durante os incêndios, mais pessoas trabalham no apoio ou auxiliando na abertura de aceiros e transporte de água do que ficando propriamente “frente a frente” com o fogo.

Ser um brigadista envolve muitos riscos, desde os triviais que podem ocorrer em qualquer ocasião para um montanhista até os causados pela intoxicação por fumaça, quedas e queimaduras ou acidentes com animais peçonhentos.

Não é agradável dizer isto, mas não podemos omitir o fato de que caso muita coisa dê errado ao mesmo tempo, existe risco de morte! Mas não se assuste. A maior parte das atividades não envolvem tanto risco.

Por estas razões, a primeira “prova de fogo” de todo brigadista é cumprir obrigatoriamente as seguintes etapas:

  • Contato inicial com a coordenação da Brigada através do email brigadaincendiopr@gmail.com
  • Assinatura de um termo de adesão, onde é dada ciência dos riscos, direitos e obrigações do Voluntário. (link termo de adesão)
  • Preenchimento do cadastro interno da Brigada; (link para contato)
  • Preenchimento e entrega do cadastro do  VOU – Programa de Voluntariado do IAP
  • Depois de realizado o curso básico de combate a incêndios, ministrado pelos bombeiros, é necessário se cadastrar junto à Defesa Civil Estadual.

Participe também da lista de discussão da Brigada, assim você terá acesso a apostilas, cursos, apresentações, fichas de equipamentos e links de fornecedores.