Fogo! O que fazer?

“Regra de Ouro: nunca tente combater um incêndio sozinho”

Ao avistar um foco de incêndio, ligue imediatamente para os bombeiros tel: 193 e tenha em mãos as seguintes informações:

  • Local, Pontos de referência, Como chegar, tempo estimado de caminhada até o fogo;
  • Tipo de vegetação que está incendiando;
  • Se está dentro ou nas proximidades de uma Unidade de Conservação, avise também a Polícia Florestal Força Verde 0800-643-0304.

Após isto avise algum monitor da Brigada, membro de clube de montanhismo, pelo email brigadaincendiopr@gmail.com e pela lista de discussão da FEPAM.Tente identificar o local do início do fogo e a causa, para futura investigação e punição dos culpados, quando houver.

Se possível aguarde a chegada dos primeiros combatentes para orientá-los sobre as condições de vento, pontos para obtenção de água, etc.

Como ocorrem os acionamentos da Brigada?

A grande maioria dos acionamentos é feita através de contato telefônico entre IAP e a coordenação desta brigada. Podem ocorrer também, que os próprios Gerentes das Unidades de Conservação, Bombeiros ou Defesa Civil façam o contato diretamente com a nossa organização. Algumas vezes são feitos pelos próprios membros da brigada ou montanhistas, quando se deparam com focos. Após esse primeiro contato divulgaremos através de mensagens via celular ou e-mail para todos os brigadistas.

O que devo fazer quando acionado?

Procure organizar-se rapidamente,tenha sempre à mão seu material pessoal (hyperlink). Responda a mensagem se estiver disponível e, se possível, entre em contato com um brigadista que resida próximo à sua casa ou seu companheiro de carona. Mantenha-se em alerta.

Importante: Evite sobrecarregar as pessoas-chaves na articulação com ligações desnecessárias.

Pode ocorrer que eu seja acionado e não participe do combate?

Sim. Caso o incêndio seja controlado você receberá essa informação. Outro fator importante é o transporte do brigadista. Existe a possibilidade de transporte pelo IAP, porém tenha sempre em mente uma alternativa de carona e o deslocamento para um ponto de maior facilidade para tal. Lembre-se, seu companheiro também é voluntário, não espere que ele te pegue na porta de casa. Facilite nosso trabalho e se possível ajude no combustível.

Sempre serei um brigadista combatente?

Existem inúmeras atividades desempenhadas num combate a incêndio florestal, todas são de extrema importância. Atue com dedicação e compromisso, seja qual for sua missão.

Colaboração da Brigada1- MG.