Ata de Reunião 29-01-2013

Aos vinte e nove dias do mês de Janeiro de dois mil e treze, às vinte horas, na sede do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), sito à Rua Flávio Dallegrave, 5.044 – Boa Vista – Curitiba/PR, reuniram-se os dirigentes da federação e representantes de clubes federados.

Estavam presentes: Natan Fabrício de Loureiro Lima – FEPAM / NNM, Edilson Cardoso (Tchiba) – FEPAM / CPM, Lucas Esli Reis – FEPAM, Marcelo Leandro Brotto – CPM, Luiz Yuzo Suzuki – CPM, Paulo Henrique Schmidlin (Vitamina) – CPM, João Carlos de Abreu Tizzot (Jota) – CPM, Rogero Spisla – CPM, Nelson “Peixe” – Federado independente, Getúlio Rainer Voggeta – AMC

Como pauta da reunião, foram estudados e discutidos a parceria CPM / ICMBio para realização de Curso de sinalização de trilhas, a nomeação de Sr. Nelson “Peixe” como Diretor responsável pela Brigada de Incêndio da Federação, Movimento contra passagem da BR 101 pela Serra do Mar Paranaense, Semana da Montanha e criação, realização da Semana em comemoração à Conquista do Marumbi, divulgação de calendário de reuniões da Federação e Certificação Curso de Guias.

01 – Parceria CPM / ICMBio para Curso Sinalização de trilhas: Aberta a reunião por parte do presidente, Sr. Natan Fabrício de Loureiro Lima, Marcelo Leandro Brotto pediu a palavra para informar sobre o Curso de Sinalização de trilhas que será ministrado pelo Sr. Pedro Menezes – Diretor da ICMBio.
O Curso será realizado nos dias 23 e 24 de Fevereiro próximo e será divulgado em listas de discussões. Terá número limitado de vagas sendo no total de 25, disponibilizadas da seguinte forma: 20 vagas para associados do COM e as 5 vagas restantes a disposição de associados NNM, AMC. Natan solicitou vagas para Federados Independentes. Luiz Yuzo Suzuki – Presidente do COM – se posicionou contrário a esta solicitação. Argumentou que, por ser número pequeno de vagas, estas deveriam ser disponibilizadas somente para pessoas com vínculo associativo com os Clubes. Edilson (Tchiba) aguardará mais informações por parte de Marcelo Brotto, para divulgação, nas listas, sobre o Curso.

02 – Semana em comemoração ao aniversário da Conquista do Marumbi: Paulo Henrique Schmidlin (Vitamina) informou das adiantadas conversas com a Prefeitura de Morretes para a realização da Semana em comemoração ao aniversário da Conquista do Marumbi.

03 – Diretoria Brigada de Incêndio da FEPAM: Natan comunicou a nomeação de Nelson “Peixe” para a Diretoria da Brigada de Incêndio da Federação. Nelson se apresentou e salientou a necessidade tonar a Brigada mais ativa e a intenção de realizar, ainda em 2.013, pelo menos, um curso para novos brigadistas. Edison (Tchiba) sugeriu que Nelson procure Rafael Gava, seu antecessor na Brigada, para buscar informações sobre o trabalho anteriormente realizado frente à Brigada e resgatar dados e documentações.

04 – Movimento contra passagem da BR 101 pela Serra do Mar Paranaense: Getúlio Voggeta informou sobre a retomada do movimento que busca impedir a passagem da BR 101 pela Serra do Mar Paranaense. Informou que no momento faz trabalho de levantamento dos documentos originados quando do primeiro movimento, em 2007. Edilson (Tchiba) sugeriu procurar Professor Bigarella que à época fez Palestras a respeito do impacto ambiental na Serra do Mar. Sugeriu ainda que o assunto seja pauta da Semana da Montanha. Edilson (Tchiba) pediu para que Vitamina entre em contato com o Professor Bigarella para ver disponibilidade em sua agenda. Antes de um apoio oficial à causa BR 101, Vitamina sugeriu que a Federação dialogue com federados sobre o assunto buscando se resguardar de eventuais questionamentos sobre decisões unilaterais. Natan salientou importância de buscar o máximo possível de informações para que, quando formos questionados do porquê somos contra a BR 101, possamos ter bom embasamento nas argumentações.

05 – Certificação Curso de Guias: Devido à ausência de Nativo e Simone, diretos interessados sobre o assunto, e por ser assunto que demanda bastante tempo de discussão, Natan definiu nova data para discutir o assunto. Esta data é 14 de Fevereiro próximo e está sujeito a confirmação em virtude da necessidade da presença de Nativo e/ou Simone.

06 – Calendário de reuniões ordinárias da Federação: Definido datas das reuniões ordinárias da Federação para todo o ano de 2.013. São elas: 18/2; 11/3; 15/04; 13/5; 10/6; 15/7; 12/8; 16/9; 14/10; 11/11 e 09/12. Estas datas podem sofrer alterações. Caso isto ocorra, será previamente divulgada nova data.

07 – Semana da Montanha: Luiz Yuzo Suzuki informou que está em contato com a EMATER para uso de seu auditório para as palestras da Semana da Montanha. Segundo ele o auditório comporta público de 150 pessoas e possui estacionamento exclusivo. A proximidade com a Sede do COM também é fator favorável à realização naquele local. Próximo passo nesta negociação é encaminhar ofício para a EMATER, solicitando o espaço. Luiz ainda sugeriu uma data, 26 de Março, para realização de reunião tendo a Semana da montanha como pauta única. Marcelo Leandro Brotto pediu espaço para ele e Pedro Hauck na sugestão de Palestras. Edilson (Tchiba) sugeriu trazer a Mostra de Filmes de Montanha (BANFF) para a Semana. Ele entrará em contato com os responsáveis pela Mostra para levantamento de custos.

E nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata redigida por mim, Edilson Cardoso (Tchiba).